15/01/2012

Redesign Ice Tea Dia

Recentemente, a marca de supermercados Dia reformulou a aparência dos seus ice teas, isto nem sei bem o porquê, pois a embalagem antiga funcionava muito melhor que a actual. Primeiro, as cores não têm nada a ver com o sabor descrito, mango não se associa com vermelho, não percebo o porquê de terem juntado 2 cores que não funcionam bem juntas e por último, nota-se que não se pensou muito quando decidiram mudar, por exemplo, uma pessoa que por qualquer que seja a razão não consegue ler ou perceber que é de manga, como é que vai saber? Pelo menos que tivessem posto uma fotografia ou uma ilustração do fruto porque assim que não sabe ler não percebe que ice tea nem que é de manga, parece mais batido de morango a meu ver.

Anúncio BIC


Se há anúncio mais marcante para a minha mãe é o anúncio da BIC, passados anos ela consegue cantarolar a música toda do anúncio e noto que ela fica feliz por o relembrar. Em comparação com o anúncio da Meo, ambos são repetitivos mas enquanto um é simplesmente irritante e não transmite nada ao consumidor o outro apesar de já ter alguns aninhos, a música é alegre e resulta bastante bem porque fica na memória e acaba por ser uma menomónica para nos lembrar que a Bic laranja é ponta fina e a Bic cristal é para escrita normal, simplesmente resulta e por alguma razão os produtos ainda continuam a ser vendidos e não mudaram em nada.

Redesign Pepsi



Em comparação ao post anterior, o redesign da marca de refrigerantes Pepsi foi como uma missão cumprida, mantiveram a forma e as cores originais, melhoraram o tipo de letra para um mais actual e os anúncios são mais divertido e ficam na memória, principalmente quando dão no cinema, dá logo vontade de levantar da cadeira e comprar logo uma Pepsi, e é isso que um bom anúncio deve ser. A mudança não foi tão dramática, qualquer pessoa pode olhar simplesmente para o símbolo e sabe identificar logo qual a marca. eu pessoalmente gostei bastante da mudança, está clean, moderna e de fácil leitura e identificação.


Redesign 7UP

Quando me disseram que o logótipo da marca de refrigerantes 7UP pensei que iriam melhorar algum detalhe ou pormenor, mas quando vi o novo logo e os anúncios da televisão, pensei que tinha morrido e ido para a terra dos logótipos monstruosos. é muito difícil crescer com uma marca do que quer que seja e ser a nossa preferida e de repente mudarem completamente para algo que não é "nem carne e nem é peixe". A nova marca da 7UP não me diz nada, não a associo ao refrigerante e a nada e isso é completamente irritante, deixei de comprar essa marca pois já não me diz nada, o que me era tão querido e favorito tornou-se no seu irmão gémeo maldoso e feio... Esta nova identidade faz-me apenas lembrar um logótipo para uma cimeira ou os jogos olímpicos ou algo como um reunião importante qualquer, mas nada me diz que aquilo é um refrigerante. Eu posso compreender que a antiga identidade precisasse de um lifting mas ao menos resultava, agora com uma mudança tão dramática não creio que resulte para nada.


Meo


Não penso dizer muito sobre este anúncio, apenas saliento que às vezes as coisas mais simples ficam mais na memória e este não é o caso... Não entendo o porquê de um anúncio de televisão com 4:35minutos em que se faz publicidade a um produto que muitas pessoas me alertam que é mau. É demasiado longo, irritante e sem graça nenhuma, cada vez que me aparece este anúncio na televisão mudo logo de canal pois não tenho paciência para ouvir as cantorias irritantes do slogan, que por si só não me diz nada. Penso que os Gato Fedorento teriam conseguido fazer algo muito mais simples e directo sem ter que recorrer a técnicas de marketing ultrapassadas e irritantes pois eles antigamente até tinham uma certa piada, lembrando a tão conhecida citação "Falam, falam, falam, falam e eu não os vejo a fazer nada, fico chateado, com certeza que fico chateado". Ora chateada fico eu cada vez que sou confrontada por este anúncio...


Marca Portuguesa Chapéu

Nova marca de cadernos e agendas no mercado. Chama-se Chapéu, é nacional e junta o melhor das artes gráficas com alguns dos melhores designers nacionais.(http://www.chapeushamuitos.com/blog/).
Esta marca 100% portuguesa nasceu com 6 amigos designers e 1 mestre de Artes Gráficas que tinham vontade de partilhar a sua paixão pela área do design que está latente em Portugal há anos. Juntos criam produtos simples e bem feitas que resultam e vendem a preços acessíveis, visto serem produtos exclusivos e únicos. Esta marca vende os seu produtos online através do link (http://chapeu.bigcartel.com/products), o website é só das coisas mais simples e ultra-funcionais que já vi, o menu dá-nos a escolher o tipo de produto que estamos à procura e o motor de busca é bastante preciso. Quando clicamos para vermos o produto com mais detalhe, mostra-nos várias fotografias do produto, com descrições em português e inglês e também nos mostra a disponibilidade do produto.

Produtos de coloração Garnier

Quando me falam da marca Garnier penso logo em produtos com um cheiro óptimo a frutos e uma imagem visual bastante actual. Só o slogan "Cuida bem de ti" já chama o suficiente para nos fazer desejar os produtos, pois as mulheres gostam sempre de estar bem cuidadas, e querem produtos que satisfaça as necessidades de cada uma.
A Garnier tem pelo menos 5 marcas diferentes de produtos de coloração de cabelos, cada uma com a sua própria palete de cores, uns naturais, uns de cores intensas e outras com óleos especiais de fixação de cor... Apesar se serem nomes diferentes, todas as embalagens têm pelo menos um ou dois elementos iguais entre si de modo a manter a coerência. Acho as embalagens apelativas devidos às cores escolhidas para cada caixa, informativas com o essencial e bastante funcionais pois basta olhar uma vez que se compreende à primeira qual a cor de tinta, o seu nome e os produtos que contém, o que facilita na hora de compra,eu própria demorei 2 minutos a escolher a cor e foi a primeira vez que comprei algo deste género de produto.

O lado B! da vida



O refrigerante B! pertencente à marca Compal em conjunto com a Sumol, assumiu-se desde o início que seria uma marca jovem, alegre com uma atitude positiva, oferecendo ao seu público alvo (os jovens) uma vasta variedade de sabores diferente, cada um adequado a um estado de espírito. A marca B! criou esse nome de modo a se opor ao lado "A", cheia de formalidades e conformismos, de rotina e horários, não haja dúvida que chamou à atenção.
Os sabores mais recentes foram de certeza os que receberam mais atenção pelo público- Groselha e Frutos do Bosque- primeiramente porque nunca se tinham usado esses sabores e era algo novo e segundo por terem campanhas publicitárias diferentes e divertidas. O B! Groselha apela ao consumidor que não tenha medo de provar e experimentar novas coisas com o slogan "Não sejas ovelha, bebe B! Groselha", enquanto que o B! dos Bosques foi buscar inspiração ao Robin dos Bosques, criando uma página de Internet que ajudasse os consumidores a conseguir um trabalho de verão, mudando assim o rumo à crise financeira actual, com o slogan "Bebe B! dos Bosques, a ver se a crise dá de frosques".Engenhoso, divertido e diferente.


14/01/2012

Clube Criativos Portugal


Neste dias a melhor maneira de conhecer uma marca e publicitá-la é através das novas tecnologias. É através da Internet que formamos a nossa opinião sobre alguma coisa, quer pelo layout do website, pelas fotografias lá postas ou pelos textos. Para já as coisas que irritam mais são os websites feitos em Flash, que têm bastante vídeos e músicas ao mesmo tempo e que não são nada organizados. Para mim acessibilidade e funcionalismo são duas das coisas essenciais que qualquer site deve ter. O website do Clube de Criativos de Portugal (http://www.clubecriativos.com) chamou-me à atenção pelo nome, por ser sobre a área que estudo e também por ser um local interessante em que se consegue chegar a qualquer lado do site com poucos passos e cliques, é organizado e agradou-me o facto de terem os links a que estão associados nas redes sociais. Recomendo a todos os criativos que existem, pois aprendem sempre qualquer coisa cada vez que acedem ao website.

Abertura Fácil Leite



Todos já passamos pela difícil tarefa de abrir um pacote de leite de 1L pela tão famosa “Abertura Fácil”, coisa que, na verdade não é, muitas das vezes ou quase sempre temos que recorrer a uma faca, tesoura ou até mesmo os próprios dentes para a conseguir abrir, e ainda sem derramar nada no chão. Até a própria embalagem do pacote é demasiado grande que dificulta a vida de quem não aguenta com muito peso nas mãos, principalmente os idosos ou simplesmente qualquer pessoa com mãos pequenas, que não conseguem segurar só com uma mão devido à sua embalagem e formato. As embalagens tradicionais de leite são boas porque ocupam menos espaço, levam a quantidade certa de produto e também são as melhores para acondicionamento e preservar o produto. Os pontos negativos são de certeza absoluta o formato da embalagem e a dita "Abertura Fácil". Má comunicação de produto de certeza, pois todos os dias tenho essas dificuldades de manhã, abrir o pacote e conseguir não derramar nada...


11/01/2012

United Colors of Benetton



Das marcas mais polémicas que conheço. Os seus anúncios são extremamente simples, com conceito mas com imagens e mensagens muito poderosas. Demonstram soluções para situações comuns na nossa sociedade como o machismo, racismo, violência doméstica, a mulher vista como objecto, a igualdade, o feminismo, etc. As imagens são chocantes, são, mas faz chegar a mensagem não só de propaganda de roupa mas de demonstrar aos consumidores e espectadores como a nossas sociedade e nós próprios somos. Boa comunicação mas que deveria vir equipada com uma balança para se conter nas imagens.

Chás da Lipton



Como já mencionei no post anterior gosto particularmente de boa comunicação através de packaging. Penso que a Lipton é a marca de chás mais bem publicitada e conhecida em Portugal. Para os viciados em cafeína, em chás, refrigerantes naturais sem conservantes e sem essas coisas anti-naturalistas, a Lipton sabe como chegar a mensagem aos seus consumidores. Como grande apreciadora de chá, quando vi que existiam novas embalagens e novos formatos de pacotes de chá decidi que tinha que mostrar o quão funcionais e apelativos são. Agora é apenas uma grande caixa com o seu chá lá dentro, nada de saquetas individuais embrulhadas em papel que vai desperdiçado para o lixo, agora os pacotes levam mais quantidade de produto sem se poluir mais, é genial. Aprovado!

10/01/2012

Cillit Bang


Acho que não conheço ninguém que não concorde comigo e que goste desta marca, com tudo o que vem atrelado a ela... Não é ser má, mas penso que não gosto de nada desta marca, começando pelo nome até chegar aos anúncios de televisão. Para além de os anúncios serem aborrecidos e irritantes pois têm umas dublagens super mal feitas e ainda por cima com imagens enganosas, que me faz lembrar os anúncios de detergentes dos anos 70 ou 80.
Pode ser apelativo às massas e às ditas "donas de casa desesperadas", mas para quem já experimentou o produto, sabe perfeitamente que as nódoas, manchas e sujidade não saem assim tão facilmente como os anúncios dizem... Mau anúncio e mau produto= Má Comunicação

Coca-Cola - Espalha Felicidade

Haverá marca mais conhecida que Coca-Cola? Pode até existir mas de certeza que nenhuma nos fica na memória e o sabor na boca. Não é à toa que recentemente fez 125 anos, e para os comemorar criaram uma das campanhas mais engraçadas que pude presenciar em primeira mão. Digamos que podermos criar os nossos próprios autocolantes e poder escrever neles algo inspirativo ou simplesmente divertido e colocá-los em qualquer local que quisermos, foi uma óptima ideia. A campanha "Espalha Felicidade" consistia nisso, autocolantes com frases para que qualquer pessoa que as lesse ficasse feliz. Em Lisboa recebia 2 pacotes com 6 autocolantes cada pacotes, cada autocolante com a sua frase, faziam que eu ficasse feliz só de os receber pois tinha curiosidade de saber quais eram as "frases do dia" e não pensava no produto em si, apenas espalhava felicidade pelas ruas, é isso que uma marca de renome como a Coca-Cola deveria ensinar a outras marcas, publicitar sem obrigar a nada, simplesmente fazer chegar a mensagem. Pena já não ter os meus autocolantes mas deixo uma combinação engraçada encontrada na ESAD.CR.

Marlboro


Mesmo não fumadora devo confessar que os melhores exemplos de boa comunicação são embalagens, principalmente de tabaco, comidas e bebidas. Nota-se que as companhias esmeram-se (uns sim, outros não) por conseguirem criar uma embalagem apelativa e que se mantenha na memória durante muitos anos para que não seja necessário durante muitos anos um redesign.
A marca de tabaco Marlboro, apesar de nós portugueses dizermos "Malboro", é para mim uns dos maços de tabaco mais apelativos, e a marca pode agradecer o elogio devido ao seu logo super simples e com uma cor que chama a atenção, que penso mais nenhuma outra marca tem, mesmo que vejamos o maço de relance, sabemos logo de que marca se trata e isso para mim é que é boa comunicação, ainda por cima durável.

06/01/2012

Pacotes de açúcar Nicola


Marca portuguesa bastante conhecida pelo seu povo, que começou por inspiração do emblemático Café Nicola de Lisboa, local de encontro de vários escritores e poetas portugueses conhecidos no século XIX. Para além se ser uma marca 100% portuguesa, as suas campanha e anúncio são de certeza memoráveis e bastante imaginativos.
A campanha encontros perfeitos é uma campanha que tem sido desenvolvida ao longo dos tempos, com valores como a inovação e o sabor, conjugando a tradição de uma modernidade própria, com uma personalidade jovem, activa, dinâmica, arrojada e de confiança.


A ideia de colocar frases inspiradoras feitas pelos consumidores, foi uma maneira de apelar ao consumismo da "bica" portuguesa que fez com que se começassem a criar colecções dos pacotes de açúcar. Hoje já existem mais ou menos umas 5 séries diferentes com vários temas e várias cores de pacotes, mas o tradicional pacote amarelo é o mais procurado e desejado, pois continham as frases feitas pelos consumidores, isso para além de ser boa publicidade, é boa comunicação, devo dizer que eu mesma faço colecção...

Marca Tupperware


Mais uma marca que está connosco desde sempre, não que seja algo de extraordinário e especial mas que de certeza que fez a diferença nas nossas vidas. A marca Tupperware, para alguns trata-se apenas de um nome impossível de dizer, mas para outros até fazem reuniões semanais sobre os novos produtos.

A Tupperware é uma marca que vende embalagens e produtos inovadores para as nossas cozinhas, fundada nos EUA em 1944 e em Portugal em 1965, nota-se que já é uma veterana em marketing. Começou por uma simples tigela de plástico com uma tampa e revolucionou o mundo mudando a nossa maneira de conservação de alimentos no frigorífico.

A marca continua a crescer, com a criação do seu website ainda consegue crescer mais e mais depressa, pois o consumidor consegue fazer compras online do produto que quiser e escolher a sua aparência a seu gosto. é de fácil acesso e de navegação, com uma imagem limpa e simples, tal como um catálogo online deve ser. Penso que se uma marca sobrevive tantos anos e não é assim tão difícil de esquecer, deve ter uma boa maneira de publicitar e de comunicar os seus produtos.

Marca Danoninho

Quando somos crianças não pensamos exactamente na embalagem, queremos o sabor, a diversão e provavelmente o brinde que a nossa marca favorita nos oferece. A marca Danoninho é um dos favoritos de sempre, está nas nossas vidas desde a nossa infância à infância dos nossos filhos, o iogurte doce com polpa de fruta num pote que cabe perfeitamente nas nossas mãos e que acaba logo com 2 colheradas e nos faz sempre querer outro a seguir, juntou um lanche delicioso com benefícios para a saúde, conseguindo que as crianças tenham uma alimentação e vida saudável ingerindo a quantidade diária recomendada de cálcio e outras vitaminas.

Uma das campanhas mais marcantes da marca foi o anúncio televisivo, em que um miúdo ia no autocarro, este faz uma curva perigosa e o miúdo cai pois não tem altura suficiente para se agarrar, então um senhor diz-lhe "Falta-te um Danoninho", nesse dia o miúdo come o iogurte e acontece o mesmo no autocarro só que desta vez ele não cai porque "cresceu" devido ao iogurte. Essa expressão "Falta-te um Danoninho" ou "Falta-te um bocadinho assim" ficou-nos marcada, usamo-la sempre que queremos dizer que falta um pouco para alguma coisa.

O Danoninho é aquela marca que se acabasse, iríamos sentir muita falta, pois é das marcas mais conhecidas e adoradas pelos miúdos e também pelos graúdos. Esperemos que continue a crescer e que nunca desapareça.